Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ciclistas urbanos de Braga reuniram com Câmara Municipal

Realizou-se esta 2ª feira, dia 11 de junho, a primeira reunião com a Câmara Municipal de Braga, para apresentação de uma proposta relacionada com a promoção da mobilidade sustentável nesta cidade.

Reunião com a Câmara Municipal de Braga, par apresentação de uma proposta de promoção da mobilidade sustentável

Na reunião, estiveram presentes Jorge Barrote (presidente da Associação de Cicloturismo do Minho), Victor Domingos (responsável pelo blog Braga Ciclável), Antony Gonçalves e Rómulo Duque, (ambos em representação da organização dos Encontros com Pedal). Por motivos de saúde, acabou por não poder estar presente um representante do Clube de Cicloturismo de Braga, que também apoia a iniciativa.

Este grupo de cidadãos reuniu com o Eng. Rui Gonçalves, do Gabinete de Apoio ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, com o objetivo de transmitir ao executivo da autarquia a mensagem de que é urgente criar condições de estacionamento e de circulação em segurança para os ciclistas na cidade de Braga. O número de ciclistas vem aumentando gradualmente ao longo dos últimos anos, e pode vir a aumentar consideravelmente nos tempos que se avizinham. Tal aumento é desejável, na medida em que contribui para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos (a bicicleta é um meio de transporte mais saudável, menos poluente, mais económico e mais rápido nos percursos até cerca de 5 km), pelo que deve ser incentivado de forma inequívoca através da criação de vias cicláveis, sobretudo nos percursos de cariz utilitário.

O conteúdo da proposta agora apresentada, cujo texto divulgaremos neste mesmo espaço já nos próximos dias, baseia-se em larga medida no exemplo que foi dado anteriormente pela FPCUB, na cidade de Lisboa, e não só. No caso concreto de Braga, propomos como medidas mais urgentes a instalação de estacionamentos adequados para bicicletas na cidade e a criação de um eixo ciclável entre 3 zonas de importância fulcral: a Estação de Braga, o centro da cidade e o Campus Universitário de Gualtar.

A proposta contempla ainda outras sugestões de medidas que as entidades envolvidas consideram úteis para promoção da mobilidade sustentável na cidade de Braga e, mais particularmente, para a melhoria das condições de circulação de bicicletas.

Esta foi a primeira reunião com a Câmara Municipal de Braga. Dado que o dossiê não havia sido entregue previamente, esperamos ainda receber proximamente uma resposta da autarquia após a sua análise da proposta agora apresentada. Assim que tivermos esse feedback, logo aqui daremos notícia do mesmo.

Entretanto, podemos adiantar que já se encontra também agendada uma outra reunião, a realizar na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, com o vereador Ricardo Rio. Aguardamos também com alguma expectativa uma resposta ao pedido de audiência que apresentamos recentemente junto da fundação responsável pelo projeto Braga Capital Europeia da Juventude 2012…

1 comentário:

  1. Fantástico, parabens pela iniciativa! Espero que dê os resultados desejados.

    Abraço

    ResponderEliminar