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domingo, 5 de maio de 2013

Carta Aberta aos candidatos às Eleições Autárquicas

Ex.mos senhores candidatos de Braga às Eleições Autárquicas de 2013,

A bicicleta é um meio de transporte não poluente, silencioso, económico e acessível a praticamente todos os cidadãos. A sua utilização contribui para manter um estilo de vida saudável, ajudando a combater problemas como a obesidade e os problemas de saúde a ela associados. Além disso, a bicicleta é muitas vezes, e sobretudo na cidade, bem mais rápida que o automóvel. As suas vantagens no contexto da mobilidade urbana incluem também, e de forma não menos importante, um valioso contributo para a criação e manutenção de interações sociais, que se traduzem, em última análise, numa melhoria significativa da qualidade de vida para os cidadãos.

Em Braga, temos o privilégio de poder beneficiar de uma cidade com condições excecionalmente favoráveis à utilização da bicicleta como meio de transporte: durante a maior parte do ano, o clima é bastante ameno; o acesso aos principais pontos da cidade pode ser feito com pouquíssimos desníveis; existe já uma forte cultura da bicicleta, associada a atividades de lazer e à prática de desporto; e uma parte significativa das deslocações pendulares dos cidadãos são feitas em distâncias curtas.

A este respeito, é de notar que, de acordo com o Estudo de Mobilidade da População Residente no Concelho de Braga (TUB/Universidade do Minho, 2007), cerca de 50% das deslocações pendulares são feitas dentro do perímetro urbano e em percursos inferiores a 5km, ou seja, precisamente o intervalo de distâncias em que a bicicleta se apresenta como a opção de transporte mais vantajosa. De um modo geral, neste tipo de trajetos, as deslocações em bicicleta são mais rápidas que noutros meios de transporte, em parte porque a bicicleta permite o transporte direto porta a porta, sem os atrasos relacionados com estacionamento ou congestionamento de trânsito automóvel. Ainda segundo a mesma fonte, mais de 50% dos utilizadores de carro em Braga fazem-no sozinhos, na qualidade de condutor. É fácil de perceber que, nesses casos, a oportunidade de poupança associada ao uso regular da bicicleta como meio de transporte pode contribuir para incentivar ainda mais o seu uso em alternativa ao automóvel. O uso da bicicleta teria como uma importante vantagem para a cidade uma melhor utilização do espaço urbano: por exemplo, no espaço correspondente a único lugar de estacionamento automóvel poderão facilmente ser criados 8 a 10 lugares de estacionamento para bicicletas.

Tal como tem sido repetidamente afirmado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), “uma cidade com muitas bicicletas, com bicicletas a serem usadas todos os dias, é uma cidade mais limpa, fluída, mais amável e mais bonita que uma cidade doente por um uso excessivo e desnecessário de veículos motorizados”.

Nos últimos tempos, temos notado um gradual aumento do número de ciclistas na cidade de Braga e, a julgar por diversos sinais da conjuntura atual, tudo parece indicar que num futuro muito próximo o número de ciclistas poderá aumentar de forma ainda mais significativa. Essa mudança é positiva e desejável, dado que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos bracarenses.

Ainda assim, e apesar das imensas vantagens que a bicicleta tem para oferecer aos cidadãos e à cidade de Braga, o potencial deste meio de transporte ainda parece ser frequentemente desvalorizado. Em larga medida, tal tende a acontecer sobretudo porque a cidade de Braga ainda não dispõe de condições de circulação em segurança nem de lugares de estacionamento para os potenciais utilizadores da bicicleta. Muitos cidadãos que gostariam de usar a bicicleta no seu dia a dia não o fazem ainda porque simplesmente não se sentem seguros nas nossas ruas. E os que já usam a bicicleta em Braga lamentam a falta de estacionamento adequado, a má qualidade do piso e, de um modo geral, a ausência de vias cicláveis nos principais percursos.

Consideramos, pois, que é urgente tomar medidas concretas de promoção do uso da bicicleta na nossa cidade. Ao encorajar o uso da bicicleta e ao proteger os ciclistas e os peões, estaremos a criar os alicerces de uma cidade mais segura, mais saudável e mais moderna.

É com este objetivo que vimos propor que no vosso programa eleitoral seja dada a devida prioridade à promoção da Mobilidade Sustentável e que, nesse sentido, sejam incluídas medidas concretas destinadas a facilitar e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Braga. Em anexo, juntamos o dossiê da "Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável", já apresentada publicamente em 2012, que inclui um conjunto de sugestões que colocamos à vossa consideração.

Desde já agradecemos a vossa atenção e subscrevemo-nos com os mais cordiais cumprimentos.
Movimento de cidadãos pela Mobilidade Sustentável na Cidade de Braga

3 comentários:

  1. Seria fantástico poder percorrer de bicicleta, os principais pontos da cidade em vias adaptadas e seguras. Adoraria poder ir para o trabalho de bicicleta, até já fiz a experiência, mas desisti porque não me sentia segura circulando entre os automóveis. Com a construção de ciclovias pelas principais ruas da cidade, ganharia o ambiente, a saúde física e mental dos utilizadores e moradores da cidade, a economia familiar, as relações sociais, a paisagem urbana, etc. Com os carros que as bicicletas libertariam poder-se-ia substituir uma faixa das ruas ou a fila de estacionamento por uma ciclovia... Venha a obra e bem haja... ;)

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  2. Ciclista convicto -- ainda que seja hoje muito pouco praticante por receio do automóvel --, aquando da minha passagem pela vereação da C.M. de Braga, dei inicio a um estudo de viabilidade da «ciclização» da Rua de S. Victor, por forma a permitir uma ligação fácil (quase nivelada) entre o centro da cidade (Av. Central) e o campus da Universidade do Minho. Ao que julgo saber, depois da minha saída de funções, esse estudo terá ficado em "águas de bacalhau"... Luis Mateus

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    1. Para peões e ciclistas (e talvez até para os utentes dos TUB, dependendo do tipo de ligação a implementar), a reposição dessa ligação entre a Rua D. Pedro V e a Rua Nova de Sta. Cruz seria um grande avanço. É provavelmente uma das necessidades mais prementes na cidade, em matéria de promoção da mobilidade e, principalmente, da mobilidade sustentável. A cidade só tem a ganhar com a aproximação da Universidade do Minho ao centro histórico, algo que tem faltado nas últimas décadas...

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