Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sábado, 23 de novembro de 2013

Estudo de Mobilidade Integrada - Fase II - Conclusões Finais



Na passada Terça Feira, dia 18 de Novembro, o Braga Ciclável esteve presente na sessão pública de apresentação do Estudo de Mobilidade do Quadrilátero. Este estudo, que conta com mais de 500 páginas, foi sintetizado no documento que aqui divulgamos recentemente.

Este estudo pretendeu diagnosticar o Quadrilátero em termos de Mobilidade, podem ver os slides da apresentação aqui. Do diagnóstico saíram 6 grandes objetivos, foram eles:

Ontem, dia 22 de Novembro, no Estádio Municipal de Barcelos, decorreu o workshop final da Fase II do estudo. Estiveram representadas várias entidades, nomeadamente o IMT-IP, a ANPC, a CMBraga, CMBarcelos, CMVNFamalicão, CMVilaDoConde, G.N.R., Arriva, entre muitos outros. O workshop teve como fim hierarquizar os 6 grandes objetivos. Para isto foram criados 6 grupos de trabalho, de 8 pessoas cada um, que indicaram o nível de prioridade destes objetivos e depois indicaram algumas medidas a serem implementadas dentro de cada um dos 6 objetivos e, em grupo, definiram a hierarquia dos objetivos(a nível de importância).

Algumas das propostas, de um dos grupos, para promover a utilização dos Modos Suaves (nomeadamente modo pedonal e modo ciclável):


Depois de alguma discussão no seio de uns grupos e algumas pressões normais no seio de outros conseguimos aquilo que eu considero um grande passo para a promoção do uso da bicicleta nas cidades do Quadrilátero. O objetivo "promover a utilização dos modos suaves"(modo pedonal e modo ciclável) ficou em 2º lugar na hierarquia da prioridade, apenas ultrapassado pelo objetivo "melhorar a atratividade do sistema de transporte coletivo para todos os cidadãos".

Assim ficou a grelha final:


  1. Melhorar a atratividade do sistema de transporte coletivo para todos os cidadãos
  2. Promover a utilização dos modos suaves
  3. Racionalizar a utilização do transporte individual
  4. Colocar o estacionamento ao serviço da gestão da mobilidade.
  5. Otimizar o desempenho dos transportes escolares
  6. Minimizar os impactes do tráfego(pesado) não descurando o desenvolvimento das atividades económicas

O Braga Ciclável esteve representado por mim, Mário Meireles, e pelo meu amigo, também utilizador da bicicleta, Fernando Martins. Deslocamo-nos para Barcelos de bicicleta, apanhando a boleia do comboio até Nine. Infelizmente, entre Nine e Barcelos é proibido o transporte de bicicletas nas carruagens, pelo que fomos a pedalar os restantes 17 km. No final, fizemo-nos novamente à estrada e fizemos a viagem toda, de Barcelos até Braga (23 km), a pedalar. Demoramos cerca de 60 minutos, com muitas paragens pelo meio (devido a problemas técnicos numa das bicicletas), chegamos sem suar, sem frio, com mais saúde e com um sorriso no rosto.

1 comentário:

  1. Olá Mário,
    O meu nome é Luís Caetano, faço parte da equipa que está a executar o estudo de mobilidade integrada do quadrilátero e gostaria de falar consigo a propósito do mapa da Braga Ciclável.
    Fico a aguardar o seu contato.

    ResponderEliminar