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segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ainda sobre a famosa Rua D. Pedro V (porque os peões também têm direitos)...

Rua D. Pedro V, em Braga

Por repetidas vezes (uma, outra, e outra mais, e também aqui, aqui e aqui), temos aqui falado na importância da Rua D. Pedro V, e da necessidade de a requalificar, tornando-a mais adequada para ciclistas e não só. Consideramos que, além de ser uma via de particular importância para o acesso ao centro por parte dos ciclistas que vêm das Enguardas, da Quinta da Armada, de Gualtar e da zona Este em geral, a Rua D. Pedro V poderia oferecer melhores condições de conforto e segurança, não só para esses ciclistas, mas também para os peões que nela circulam - a pé, com ou sem carrinhos de bebés, ou mesmo de cadeira de rodas.

Para contextualizar… A Rua D. Pedro V começa junto à Avenida Padre Júlio Fragata (zona do Pingo Doce) e vai até à Rua de S. Vítor, já quase no Largo da Senhora-a-Branca. Para quem vai em direção ao centro, temos um sinal de sentido proibido, com excepção apenas para transportes públicos. Nós propomos o alargamento dessa excepção também para bicicletas (corredores BUS + Bici), com a instalação necessária sinalização de ambos os lados, à semelhança do que se está a fazer, por exemplo, em Lisboa.

Na reunião que tivemos em junho com a Câmara Municipal de Braga, este tema veio inevitavelmente à baila. Não só a questão da sinalização para as bicicletas, mas também o problema dos passeios de largura insuficiente. Afinal de contas, se havia lugar para estacionar uma fila enorme de automóveis, também deveria haver espaço para passeios adequados. Fomos esclarecidos de que nessa rua o estacionamento era proibido entre as 8h e as 22h, de modo a permitir que dois autocarros se cruzassem sem dificuldades em qualquer ponto da rua, de modo a melhorar a fluidez dos transportes públicos. A intenção até é positiva, mas pura e simplesmente não resulta, porque todos os dias, a praticamente qualquer hora, os autocarros têm de parar e esperar numa ponta da rua, devido ao estacionamento excessivo e ilegal. Curiosamente, nunca vi nenhum carro multado nem nenhum automobilista chamado à atenção por causa desse estacionamento abusivo.

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento proibido - e estacionamento ilegal

Um destes dias, no meu caminho para casa, decidi tirar algumas fotos ao longo dessa rua, que ilustram os problemas referidos, e contei os carros que estavam ilegalmente estacionados (ver total mais abaixo)…

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal

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Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
Nesta rua, é frequente o estacionamento em segunda fila, que muitas vezes obriga à paragem do trânsito em ambos os sentidos de circulação. Reparemos também como o passeio é tão estreito que dificilmente permite a circulação de um carrinho de bebé, uma cadeira de rodas, ou o cruzamento/utrapassagem de duas pessoas a pé.

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
Este local serviria para facilitar o cruzamento de veículos durante os horarios em que o estacionamento é permitido no resto da rua. Mas nem de dia pode ser utilizado normalmente para esse efeito…

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
É também frequente o estacionamento em contramão e em cima do passeio, retirando aos peões um espaço de circulação já de si demasiado estreito.

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
Esta obra está ali há muito tempo, ocupando o passeio. Como vemos, foi reservado um pequeno corredor para peões, por fora, na faixa de rodagem. Por incrível que pareça, mesmo aqui, em que a rua é mais estreita, costuma haver com alguma frequência carros estacionados.

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
Como podemos ver, nem a passadeira é respeitada. Com um veículo destes estacionado tão próximo da passadeira, é impedida a necesária visibilidade aos peões que atravessam e aos veículos que ali circulam.

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
Mesmo que não tivessem visto o sinal no início da rua, as linhas amarelas também seriam para respeitar…

Rua D. Pedro V, em Braga - estacionamento ilegal
E por falar em passadeiras, linhas amarelas e afins…

Resumindo, neste pequeno percurso foi possível contar nada mais nada menos do que 57 viaturas em infração, todas elas de forma impune. E pudemos testemunhar também, já agora, a urgente necessidade de requalificação desta rua.

3 comentários:

  1. Não posso deixar de acrescentar uma ideia mais ao projecto que tão bem propões para a D. Pedro V.
    A promoção da bicicleta entre os mais jovens é fundamental para criar hábitos saudáveis, assim vários países estão a criar ciclovías especialmente seguras para que as crianças e jovens possam aceder em bicicleta aos centros de ensino: "caminhos seguros escolares".
    Assim que pode ser mais um argumento: promover a utilzação da bicicleta pelos alunos da Francisco Sanchez.

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    1. Sim, concordo que o acesso seguro às escolas deve ser uma das prioridades na conceção de uma rede ciclável.

      E parece que até na comunidade escolar existe essa vontade de promover o uso da bicicleta na comunidade escolar. Tenho conhecido alguns professores de Braga que não só usam a bicicleta nas suas deslocações pela cidade como também vão de bicicleta para o emprego. São sem dúvida um excelente modelo a seguir. E também este exemplo que descobri há dias, de uma escola de Braga (Maximinos) que há dois anos ganhou um prémio por ter implementado um projeto inovador:

      JN: "Escola disponibiliza bicicletas para os alunos"
      www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=1585317

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