Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ciclistas Urbanos em Braga #50

Ciclistas Urbanos em Braga

O Amarildo é estudante de Informática na Universidade do Minho e usa frequentemente a bicicleta para as suas deslocações quotidianas. Há algum tempo, precisou de comprar esta bicicleta porque lhe roubaram a que usava - um problema grave, que infelizmente tem afetado muitos outros ciclistas em Braga.

Nota:

Confesso que até há bem pouco tempo, não tinha noção das proporções que assume em Braga o flagelo dos roubos de bicicletas. Quando há dias me lembrei de perguntar ao sr. Nascimento se conhecia alguém em Braga a quem tivessem roubado uma bicicleta, tive logo o meu primeiro banho de agua fria. Ele mesmo já perdera a conta às bicicletas que lhe haviam roubado. Nesse mesmo dia, um amigo meu publicava no Facebook uma foto de uma simpática ciclista a passear por Braga - pouco tempo depois, fiquei a saber que a sua bicicleta fora roubada 5 minutos depois de ter sido tirada essa foto!… Daí para cá, é raro o ciclista com quem falo que nunca ficou sem uma bicicleta, ou que não tem alguém próximo a quem já tenham furtado uma.

O primeiro reparo a fazer em relação a este assunto é que nós, ciclistas, não podemos confiar na sorte. Infelizmente, não vivemos numa cidade tão segura que possamos deixar descansadamente a bicicleta encostada enquanto vamos só ali e já vimos. A maior parte dos roubos que me têm chegado aos ouvidos são de bicicletas que não estavam presas com cadeados. Lá diz o ditado: "A ocasião faz o ladrão"…

Outro reparo não menos importante é que em boa parte desses casos, os ciclistas lesados deixaram a bicicleta encostada ou mal presa, não só porque pensavam que Braga era uma cidade segura, mas também porque não havia nenhum estacionamento adequado para bicicletas por perto. Até ao momento, parece que nem a Câmara Municipal de Braga, nem as empresas responsáveis por centros comerciais, supermercados, etc., se têm dado ao trabalho de instalar bicicletários nos locais onde eles fazem falta.

Finalmente, não será demais lembrar que é importante manter em arquivo as faturas das nossas bicicletas (de preferência com o número de série indicado) e fotos detalhadas das mesmas, de modo a podermos notificar as autoridades em caso de roubo. Muitos ciclistas roubados não chegam a apresentar queixa nas autoridades, no entanto isso é algo que deveria ser sempre feito. Na eventualidade de haver bicicletas entre o material que venha a ser apreendido pelas autoridades, elas só serão entregues aos seus legítimos donos se houver registo de ocorrência e for feita prova de propriedade. No caso de bicicletas de valor elevado, poderá ser de considerar um seguro contra roubos.

Sem comentários:

Enviar um comentário