Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ciclistas Urbanos em Braga #47

Ciclistas Urbanos em Braga

O sr. Johannes, da Áustria, escolheu Braga e o Minho para passar alguns meses em Portugal. Nota-se, na sua expressão e na maneira como fala, um certo carinho especial por Portugal e até mesmo pela Língua Portuguesa. Gosta de passear de bicicleta, mas conta-nos que há em Braga muitas ruas e estradas onde tem mede de se aventurar por causa do trânsito. Na sua opinião, os portugueses conduzem muito depressa e fazem frequentemente ultrapassagens muito perigosas aos ciclistas, mesmo nas ruas estreitas. Meio a brincar, diz que desde que está em Portugal tem sentido muito mais a necessidade de usar o capacete quando anda de bicicleta.

Ao longo da sua estadia, tem tido a oportunidade de conhecer algumas das vilas e cidades do Minho. Como ainda não há ciclovias a ligar essas localidades, tem optado por levar a bicicleta de autocarro, embora infelizmente nem sempre isso seja permitido pelos motoristas.

Diz sentir falta de uma rede de ciclovias, como aquelas a que estava acostumado no seu país de origem. Estranha que haja nesta cidade tantas ruas ocupadas com uma ou duas filas de estacionamento automóvel, mas sem que tenham uma faixa reservada para ciclistas ou alguns lugares de estacionamento para bicicletas.

Nota:

Correndo o risco de repetir-me, diria que é frequentemente uma experiência reveladora conversar com quem já teve a experiência de viver noutras terras. Aprendemos muito sobre nós próprios ao perceber como os outros nos veem.

Quando falo com turistas estrangeiros como o Johannes, estudantes de Erasmus como a Janina ou ex-emigrantes como o Antony ou a Edite, não posso deixar de reparar em como o nosso país e as nossas cidades parecem ainda viver demasiado em função do automóvel, quando lá fora outros países supostamente mais ricos, supostamente mais desenvolvidos e supostamente com melhor qualidade de vida, apostam sobretudo na mobilidade sustentável, no uso da bicicleta, na redução do tráfego automóvel nos centros urbanos e na implementação de medidas de acalmia de trânsito.

Não gosto de negativismos, até porque temos um país fantástico, com muitos encantos e um clima que faz inveja a quase toda a Europa, mas… temos tanto por fazer!…

1 comentário:

  1. Viva,

    PArabens por este blog, só agora me apercebi dele e vou estar atento porque tambem vivo em Braga.
    Tambem eu sinto falta de uma rede de vias para bicicleta em Braga. Seria quase um sonho se um dia isso viesse a surgir. Braga tem uma ciclovia, é certo, mas, para além de pequena partilha o mesmo espaço que uma estrada em que os automobilista teimam em fazer parecer uma autoestrada. Andei uma vez nela com a minha esposa e filha e não volto mais, é um perigo. Aliás, andar na estrada de bicicleta em Braga para mim foi traumático. Já fui abalroado por uma carrinha e o tipo teve o descaramento de me dizer que eu é que devia ter cuidado e depois ainda vieram os GNR's de bigode ajudar à festa. Enfim, foi a primeira e certamente uma má experiencia, agora quando quero andar de bicicleta meto tudo no carro e vou para ciclovias seguras.
    Mesmo assim sonho com um dia poder circular em segurança em Braga.
    Boa sorte com o Blog, faz falta este tipo de atitude para criar um certo movimento e quem sabe um lobbie.
    Cumprimentos

    Miguel Lobo

    ResponderEliminar