Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ciclistas Urbanos em Braga #45

Ciclistas Urbanos em Braga

A Janina, que veio da Alemanha para estudar numa das nossas universidades, usa a bicicleta para se deslocar por Braga e acha que esta cidade parece mesmo feita para andar de bicicleta - sem inclinações, com um ótimo clima, etc.. Estranha, contudo, o facto de não haver vias para ciclistas nem estacionamentos adequados para bicicletas.

Na curta conversa que tivemos, perguntou-me, curiosamente, se havia alguma ciclovia a ligar Braga às cidades mais próximas, como o Porto ou Guimarães. Seria excelente ter ciclovias de boa qualidade a ligar Braga a localidades como Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Barcelos, Famalicão, Porto, Guimarães, minimizando na medida do possível os declives e sem o desnecessário desconforto do trânsito automóvel. Os turistas (e também muitos trabalhadores de todas essas localidades) certamente apreciariam essas vias, que contribuiriam afinal para um uso mais alargado da bicicleta.

É, pois, sem dúvida, uma excelente questão, embora a resposta seja ainda um simples e triste "não"...

2 comentários:

  1. Este "projecto" de andar a fotografar iluestres ciclistas bracarenses é das mais fantásticas ideias em prol da bicicleta urbana!
    Quem dera que um dia dê livro.
    Abraços e continuação.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado :) O mérito da ideia original pertence ao Sérgio Moura, que há algum tempo fez o mesmo no seu blog De Bicicleta no Porto, como aliás tive o cuidado de referir inicialmente ( http://bragaciclavel.blogspot.pt/2012/03/ciclistas-urbanos-em-braga-1.html ).

    Essa ideia de publicar em livro seria excelente. No entanto, como estas fotos têm sido tiradas com o objetivo de publicar apenas aqui no blog, não me parece viável. Isso teria obrigado a ficar com contactos de todas as pessoas, ou pelo menos com uma autorização escrita de publicação. Uma vez que as fotografias têm sido tiradas em contactos informais e passageiros, tal não tem sido o caso. Mas deixo em aberto esse espaço, para outros fotógrafos igualmente interessados nesta temática e porventura mais conhecedores da arte de bem fotografar. :-)

    ResponderEliminar