Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sexta-feira, 15 de março de 2013

Manual da FPCUB: como implementar estacionamento para bicicletas

Diagrama de estacionamento para bicicletas do tipo Sheffield (FPCUB)

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB) acaba de disponibilizar on-line uma versão atualizada do seu Manual de Estacionamentos Para Bicicletas.

É um documento bastante completo, carregado de informação útil e interessante sobre este tema. Deveria ser de leitura obrigatória, não só para quem pretende sugerir ou requerer estacionamentos para bicicletas na área onde reside, estuda ou trabalha, mas sobretudo para todos aqueles que têm a seu cargo a correta conceção e implementação deste tipo de infraestruturas.

O manual pode ser obtido gratuitamente aqui. Aproveitem e utilizem-no para sugerir a criação de lugares de estacionamento adequados para bicicletas no vosso supermercado preferido e nos vossos locais de trabalho ou de estudo.

4 comentários:

  1. Em Matosinhos já há disso:
    http://www.velocultureporto.com/?p=1138

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde, estou a tirar Mestrado em Gestão Ambiental e surgiu no âmbito da cadeira de Ecónomia e Ambiente a realização de estudo de valoração no qual o objecto de estudo escolhido foi a possibilidade de uma nova ciclovia que ligasse a Estação de Caminhos de Ferro e a Universidade. E como foi de certa forma inspirado na temática que tenho lido no seu blog acho da elementar justiça partilhar consigo. Por isso quando tiver os ressultados deste estudo terei todo o gosto em partilha los da forma que achar mais sensata. Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. @Ranger Bob: Sim, já temos falado por aqui, e não só, dos bons exemplos que podem ser encontrados em Matosinhos:

    bragaciclavel.blogspot.pt/2012/11/proposta-para-promocao-da-mobilidade.html

    bragaciclavel.blogspot.pt/2013/03/matosinhos-da-o-bom-exemplo.html

    bragaciclavel.blogspot.pt/2012/04/estacionamento-para-bicicletas-na-loja.html

    Queremos que em Braga passe a haver, tão brevemente quanto possível, muitos bons exemplos como esses de Matosinhos. :-)

    ResponderEliminar
  4. São ótimas notícias! É bom saber que finalmente a comunidade académica está a abordar nas suas atividades de investigação a temática da mobilidade sustentável em Braga.

    A ligação ciclável entre a Estação, o Centro Histórico e o Campus de Gualtar é algo que temos vindo a defender, pelo seu interesse prático para a população residente, para o comércio, para o turismo e para a comunidade académica.

    Teremos pois todo o gosto em publicar aqui no blog um apanhado geral sobre esse estudo. Será certamente do interesse dos nossos leitores e da comunidade bracarense em geral.

    E, claro, se pudermos colaborar de alguma forma para a realização do estudo, não deixe de nos contactar.

    ResponderEliminar