Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ciclistas Urbanos em Braga #104

Ciclistas Urbanos em Braga

Três meses a viajar de bicicleta. 4500km percorridos a pedalar pela Europa. Foi assim que encontrei em Braga Kim Jeong Hun, um jovem turista sul-coreano que atravessou nove países europeus para chegar até Braga.

O ciclista, que vemos nesta foto acompanhado pelo seu amigo Yoonki, é engenheiro recém-formado em Ciências da Computação que decidiu aproveitar o final de curso para fazer a sua viagem de sonho, antes de ingressar no complicado e sempre apressado mundo do trabalho. Passou pelo Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíça, França, Espanha e, depois de parar na Galiza a visitar a cidade de Compostela, parou em Braga, onde o encontrei. A viagem continuaria nos dias seguintes em direção ao Porto, Lisboa e, finalmente, Madrid, de onde apanharia o voo de regresso para Seul.

Na conversa que tivemos, contou-nos que há cerca de 2 anos, o governo sul-coreano deu início a um extenso programa de construção de ciclovias, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e rentabilizar o espaço urbano (só na cidade de Seul, existem mais de 10 milhões de habitantes, pelo que a questão do espaço é fundamental). Desde então, tem-se observado um aumento considerável do número de ciclistas, bem como o aparecimento de muitas empresas ligadas à venda e manutenção de bicicletas. Não será, portanto, de admirar que Kim Jeong Hun nos confesse que considera que as condições atuais na Coreia do Sul são melhores do que as que encontrou em Portugal, em termos de promoção do uso deste meio de transporte…

Sem comentários:

Enviar um comentário