Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

domingo, 2 de dezembro de 2012

Exemplos de estacionamentos para bicicletas em estações de metro e comboio

Estacionamento bicicleta junto a estação de comboio

Um dos locais que necessitam de um bom parque de estacionamento para bicicletas, cá em Braga, é sem dúvida a estação de comboios. Atualmente, existe uma pequena estrutura no parque coberto, que permite estacionar algumas bicicletas. No entanto, encontra-se longe do campo de visão da equipa de segurança e também relativamente longe da entrada principal. Valeria a pena investir numa infraestrutura mais convidativa para os cidadãos que desejassem fazer uso da intermodalidade, combinando nas suas deslocações o uso da bicicleta com o comboio.

Idealmente, seria um estacionamento pensado para longos períodos. Isto é, que protegesse a bicicleta contra intempéries e vandalismo durante um ou mais dias consecutivos. Neste contexto, um estacionamento vigiado, porventura até com sistema de senhas ou cacifos poderia ser útil. Mas, pelo menos, um estacionamento coberto, em local bem visível e próximo dos acessos principais seria algo fácil de implementar.

Pesquisando sobre este assunto, podemos ver que um pouco por todo o mundo é possível encontrar estações de metro e de comboio que já oferecem boas condições de estacionamento para bicicletas.

Por exemplo (e sem sequer mencionarmos a Holanda), vejamos o que já existe em cidades como em Santiago do Chile, Erzhausen e Karlsruhe (Alemanha), Aarhus (Dinamarca), Tóquio, Washingston, São Paulo, Edimburgo, RedHill e Leeds (Reino Unido). E muitos outros exemplos poderíamos apontar.

Inspirador, não é?...

2 comentários:

  1. Braga pede, a câmara assobia para o lado...

    ResponderEliminar
  2. Vamos ter q esperar pela mudança política. Pode ser q o novo pretendente ao trono municipal..tenha vontade d mostrar serviço. ;)

    ResponderEliminar