Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

domingo, 30 de dezembro de 2012

Estacionamento para bicicletas, na Rua Prof. Dr. Elísio de Moura (Enguardas)

Estacionamento bici 034

Aqui alguém precisou de um estacionamento para bicicletas e não o tinha…

2 comentários:

  1. O único problema que vejo nessa foto é um carro estacionado em cima do passeio e quase a tapar uma passadeira, e outro a menos de 5 metros dessa mesma passadeira.

    Quanto ao estacionamento para bicicletas, ou à falta dele, desculpa mas não pode haver estacionamento para bicicletas em todo o lado, ou em todos os sítios que gostaríamos. Estaríamos a cair no mesmo erro que os motoristas reclamam para si: um lugar para o carro à porta de todos os sítios onde querem parar.

    Não podemos ser tão egoístas com o mundo.

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo que muitas destas fotos expõem problemas bem mais graves do que a falta de estacionamentos para bicicletas. E é bom constatar que há leitores atentos, que reparam nisso e se importam.

    O estacionamento abusivo é um problema em Braga, tal como em muitas outras cidades portuguesas. E é um problema que passa despercebido quando não devia. Há ruas com demasiado espaço reservado a estacionamento, há outras onde o estacionamento é feito de forma ilegal sem que ninguém faça nada para o impedir, há passeios que são constantemente açambarcados por viaturas, há passeios que são já de si demasiado estreitos, e há inúmeras passadeiras que não são respeitadas. Isto dava um outro blog! E por diversas vezes já me tem passado pela cabeça que era preciso criar um espaço para trazer esse tema à discussão cá em Braga.

    Quanto ao estacionamento para bicicletas, o problema em Braga é que simplesmente não existem. A bicicleta tem sido ignorada ao longo dos anos. bastaria que houvesse, vamos lá, 1 lugar de estacionamento para bicicletas por cada 100 lugares para automóveis, e já teríamos feito um progresso colossal. Mas nem é isso que pedimos...

    O meu objetivo com esta série de fotos é alertar para a existência de ciclistas em Braga e para o facto de, apesar da falta de infra-estruturas específicas, as pessoas continuarem a querer utilizar este meio de transporte para se deslocarem dentro da cidade. Claro que esta rua não será por agora um local prioritário para a instalação de um bicicletário. Há outros locais bem mais urgentes.

    E concordo que é bem mais grave o desrespeito por passadeiras e passeios.

    Abraço, e excelente 2013!
    Victor Domingos

    ResponderEliminar