Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sábado, 22 de junho de 2013

Circular de bicicleta à noite: luzes e refletores

Luzes de bicicleta, à frente e atrás

Para quem anda de bicicleta à noite: por favor, usem sempre luzes e refletores nas vossas bicicletas, para vossa segurança e para segurança de todos!

A lei obriga a usar luzes, mas nestas coisas não é por obrigação legal que precisamos de agir – é mesmo para salvar a nossa pele. Andar sem luzes à noite ou de madrugada é um comportamento de risco, cujas consequências podem ser gravíssimas. As luzes da bicicleta, mesmo que não sirvam para iluminar o caminho, servem para sermos vistos no trânsito pelos outros condutores e, deste modo, prevenir acidentes.

Em qualquer loja de bicicletas, encontrarão à venda vários modelos de luzes para bicicleta. Não tem de ser um farol potente de BTT, daqueles que encandeiam e incomodam todos por quem passam. Para circular em zonas bem iluminadas da cidade, basta uma simples luz branca à frente e outra vermelha atrás (sem piscar, de preferência). Os refletores nas rodas também ajudam a tornar-nos visíveis para os outros condutores e devem ser utilizados.

Não há nada como sair à noite se bicicleta para tomar um copo com os amigos, ir ao teatro ou ao cinema, ou simplesmente para sentir a brisa fresca no corpo. Usando luzes e refletores, estamos a contribuir ativamente para que o possamos continuar a fazer por muitos muitos mais anos. Boas pedaladas!

1 comentário:

  1. Mais do que estar na lei... é ser notado pelos companheiros de trânsito!!!
    ;)

    ResponderEliminar