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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Proposta para a Promoção da Mobilidade Sustentável em Braga

Há alguns meses, um grupo de ciclistas urbanos de Braga, com o apoio do blog Braga Ciclável, dos Encontros com Pedal e de outras instituições da cidade, fez chegar à Câmara Municipal de Braga um dossiê temático sobre Mobilidade Sustentável, no sentido de sensibilizar a autarquia para a necessidade de apostar na promoção do uso da bicicleta e investir na criação de infraestruturas de apoio a esse meio de transporte.

O texto da proposta que foi apresentada pelos ciclistas à CMB baseava-se num documento similar que foi anteriormente apresentado pela FPCUB em Lisboa. Pode ser encontrado aqui:

No documento acima são referidos alguns anexos relacionados com a mesma temática, que foram incluídos no mesmo dossiê.

Na altura, foram feitos também contactos com as várias forças políticas, com o objetivo de assegurar que todas elas tomavam conhecimento da proposta e de as convidar a incluir essas medidas no seu programa. A proposta foi bem recebida por todas as instituições contactadas, embora até ao momento não tenhamos recebido nenhuma resposta oficial (isto é, escrita) que possamos aqui partilhar com os leitores. Ainda assim, a CDU (um dos partidos que contactámos) chegou a apresentar a votação na Assembleia Municipal uma recomendação dirigida à CâmaraMunicipal de Braga, no sentido de serem criadas novas ciclovias na cidade - de acordo com a comunicação social, essa proposta foi chumbada, com os votos contra da bancada do PS.

Mais tarde, tivemos um convite da CMB para uma reunião onde foram apresentadas algumas ideias gerais e onde foi escutada a opinião dos ciclistas sobre algumas ideias para possíveis medidas de promoção do uso da bicicleta (estacionamentos no centro de Braga, possíveis ciclovias, alterações à sinalização de certas vias, etc.).

Até ao momento, pese muito embora toda a boa vontade que parece existir nos órgãos do poder autárquico, a verdade é que ainda continuamos a aguardar tudo o que é preciso ser feito. Ainda não temos estacionamentos para bicicletas, ainda não temos vias cicláveis a ligar o centro de Braga à universidade e às zonas residenciais e laborais da periferia, ainda não temos tão pouco uma única rua na cidade de Braga que tenha recebido melhoramentos (melhoria de piso, alterações de sinalização, estacionamentos, etc.) a pensar no seu uso por pessoas que optem por se fazer transportar em bicicleta. É, por assim dizer, a triste verdade.

Dito isto, continuamos otimistas e queremos acreditar que o futuro nos reserva melhores dias e um maior empenho dos órgãos de poder em relação a esta temática. É positivo que haja interesse em ouvir as necessidades dos cidadãos ciclistas a partir da sua própria voz. É positivo que esteja a ser planeada a implementação de um número considerável de estacionamentos para bicicletas no centro de Braga. É positivo que esteja a ser equacionada a possibilidade de integrar este meio de transporte na preparação do próximo PDM, ou nas próximas obras de requalificação urbana. Vamos ver...

2 comentários:

  1. Não é possível termos acesso aos anexos também? :P Esperemos que a Câmara ponha a proposta em prática, temos que pressionar para isso acontecer! Cada vez ha mais bicicletas em circulação!

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  2. Para além do texto acima referido, onde sugerimos um conjunto de medidas, o dossiê que entregámos à autarquia e que demos a conhecer a outras entidades incluia ainda uma série de anexos que exemplificam ou aprofundam a forma adequada de execução de algumas das medidas recomendadas.

    É o caso do Guia de Design e Instalação de Estacionamentos para Bicicletas, elaborado pela FPCUB

    http://www.fpcub.pt/pt/anexos/534_estacionamento_bicicleta.pdf

    bem como das brochuras temáticas do IMTT sobre a Rede Ciclável e a Acalmia de Trânsito:

    http://www.conferenciamobilidade.imtt.pt/pacmob/rede_ciclavel/Rede_Ciclavel_Principios_de_Planeamento_e_Desenho_Marco_2011.pdf

    http://www.conferenciamobilidade.imtt.pt/pacmob/acalmia_trafego/Acalmia_de_Trafego_Marco2011.pdf

    Como exemplo de um estacionamento para bicicletas simples mas bem desenhado e corretamente instalado, incluímos uma foto oriunda desta página, relativa aos estacionamentos recentemente instalados junto ao Mercado Municipal de Matosinhos.

    http://www.velocultureporto.com/?p=1138

    Para mostrar que esta iniciativa não surge isolada em Braga, mas sim no âmbito de uma vontade crescente da sociedade portuguesa em geral, incluímos também um documento que foi publicado em fevereiro deste ano no Diário da República, em que a Assembleia da República recomenda ao Governo a promoção da mobilidade sustentável com recurso aos modos suaves de transporte (onde se inclui de forma mais notória a bicicleta) e a criação de condições efetivas de circulação e de segurança para os seus utilizadores:

    https://www.dropbox.com/s/e3qtq2pow0txhuo/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20Assembleia%20da%20Republica-mobilidade%20sustent%C3%A1vel.pdf

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