Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

terça-feira, 20 de março de 2012

Transporte de bicicletas no Elevador do Bom Jesus

Elevador do Bom Jesus

Li um destes dias a história recente de um grupo de jovens turistas da Malásia que, estando em Braga, decidiram ir passear de bicicleta até ao Bom Jesus. Imagino que tenha sido uma aventura, a julgar sobretudo pela subida um tanto ou quanto acentuada no percurso de ida.

…e dei por mim a pensar que, sendo o santuário do Bom Jesus uma das principais atrações turísticas da cidade de Braga, faria sentido dotá-lo de melhores acessos para quem escolhe visitar esta cidade de bicicleta. Uma possibilidade a considerar - talvez a mais importante de todas - seria o Elevador do Bom Jesus ser melhorado de modo a poder transportar algumas bicicletas. Esse tipo de infraestruturas têm sido aproveitadas noutras cidades portuguesas e estrangeiras para facilitar aos ciclistas o acesso a zonas de cota mais elevada.

No caso de Braga, que já vai tendo regularmente turistas a chegarem de bicicleta ou a alugarem bicicletas para passear pela cidade e arredores, faria todo o sentido aproveitar este elevador para oferecer ao público uma experiência ainda mais agradável. Elevador do Bom Jesus - Entrada

À falta do desejado transporte para bicicletas no Elevador do Bom Jesus, a Câmara Municipal de Braga poderia ao menos mandar instalar junto à entrada do Elevador alguns lugares de estacionamento seguro para bicicletas, para que os nossos cicloturistas pudessem subir um pouco mais descansados…

3 comentários:

  1. Viva!

    Já subi no elevador do BJ com bicicleta. Seguiu instalada na varandita da frente e paguei 1 euro pelo transporte. Nota que não tive qualquer problema em fazê-lo

    Abraço,
    Miguel.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo testemunho, Miguel! É bom saber que os operadores do elevador estão abertos ao transporte de bicicletas e que é possível fazê-lo. Quantas bicicletas será possível transportar em segurança em cada subida da carruagem?

    ResponderEliminar
  3. Viva! Imagino que não mais que duas.

    Também acho que seria uma oportunidade de negócio interessante para quem explora o elevador: dotar as carruagens de suportes para transporte de biclas (mais do que duas!) com segurança. Tenho a certeza que muitos pedaladores de domingo com menos estofo nas pernas iriam agradecer. E agradeciam também aqueles que relaxadamente querem ir até lá acima.

    Quanto ao percurso ATÉ ao elevador, bem, aí não há mesmo nada a fazer. Toca a dar ao pedal :)

    ResponderEliminar